terça-feira, 2 de agosto de 2011

APMPA, OAB/RS e Associação dos Advogados Públicos entregam ao Prefeito anteprojeto da Lei Orgânica

Na tarde do dia 1.º de agosto, a APMPA - Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, a OAB/RS - Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional RS e a Associação dos Advogados Públicos de Porto Alegre entregaram ao Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a minuta do Projeto de Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, resultado de um longo trabalho realizado pelo Grupo criado pelo Executivo Municipal e que foi entregue ao Procurador-Geral do Município há alguns meses.

Estiveram presentes o Presidente da APMPA, Armando J. C. Domingues; o Presidente da Associação dos Advogados Públicos de Porto Alegre, Alexandre da Fontoura Dionello; o Presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; o Presidente da Comissão Especial de Advocacia Pública da OAB/RS, Arodi de Lima Gomes; o Assessor Jurídico do Prefeito, Arnaldo de Araújo Guimarães; os Ex-Presidentes da APMPA Armando Perin, Áurea Célia Machado de Camargo, Paulo de Tarso Vernet Not, Edmilson Todeschini e Heron Nunes Estrella; o Procurador-Geral do Município de Porto Alegre, João Batista Linck Figueira; a Conselheira Estadual da OAB/RS, Vice-Presidente da ANPM - Associação Nacional dos Procuradores Municipais e Procuradora-Geral Adjunta, Cristiane da Costa Nery; os Procuradores-Gerais Adjuntos Marcelo do Canto e Simone Somensi; e a Procuradora do Município Clarissa Fernandes Bohrer.

Claudio Lamachia, ao fazer a entrega da minuta ao Prefeito, destacou que a OAB não poderia deixar de estar presente e apoiar o pleito dos Advogados Públicos do Município de Porto Alegre. Referiu que acompanha as negociações da categoria desde o primeiro momento, ainda na gestão do Presidente Heron Nunes Estrella. "Hoje percebo um consenso entres os membros da categoria e isto está demonstrado com a presença da OAB/RS, da Comissão Especial da Advocacia Pública e dos Ex-Presidentes da APMPA. Temos que comemorar este fato, um grande passo dentro do contexto", afirmou o Presidente da OAB/RS.

Armando Domingues informou que o Grupo de Trabalho apresentou três propostas de texto para a Lei Orgânica e que a Associação levou para a Assembleia Geral Extraordinária apenas o que não contemplava repercussão financeira imediata. "Ao aprovarem o texto por unanimidade, os Associados demonstraram ter a exata noção da necessidade da reestruturação objeto da Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, melhorando o desempenho de nossas funções constitucionais, em benefício direto ao Ente Público e à Sociedade", afirmou.

Arodi de Lima Gomes afirmou que o texto entregue ao Prefeito segue os moldes da Lei Orgânica dos Advogados Federais. "Tenho certeza que este modelo, já testado e aprovado em âmbito federal, vai servir como paradigma para os demais Municípios do nosso Estado e do nosso país".

Cristiane da Costa Nery destacou que o espírito da PGM e da APMPA foi chegar a um melhor termo possível, efetivamente representativo da Advocacia Pública Municipal enquanto Carreira de Estado. Para ela, o mérito deste anteprojeto é o consenso entre a minuta do Grupo de Trabalho aprovado pela Assembleia da APMPA e o Gabinete da PGM, na maioria dos pontos, no mínimo, 90% do texto.

José Fortunati afirmou que prevalecerá o interesse público e, neste sentido, qualquer projeto que tenha repercussão financeira não será levado adiante. "Sou a favor da Lei Orgânica, mas olhando o serviço público na sua totalidade. Este será o pressuposto básico. Vou fazer a devida análise para que possamos decidir de forma muito transparente. O que importa é buscar uma decisão que seja a melhor possível para o Município. Quero deixar claro que só tomo uma decisão quando estou convencido de sua justeza", destacou. Também corroborou as palavras do Presidente da OAB/RS com relação à importância do momento, reafirmando que a minuta será estudada dentro de critérios, prevalecendo o bem comum e do Município como um todo.

Fonte: APMPA

Anteprojeto da Lei Orgânica da Advocacia Pública é entregue ao Prefeito

01.08.11 - OAB/RS e entidades da advocacia pública entregam minuta de projeto de Lei Orgânica da PGM ao prefeito da Capital

Proposta – que conta com a chancela da Ordem e o consenso da classe jurídica municipal – foi discutida ao longo de um ano, visando, entre outras coisas, criar um plano de carreira para os servidores da PGM.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, acompanhado do presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/RS, conselheiro seccional Arodi de Lima Gomes, reuniu-se com o prefeito da Capital, José Fortunati. O encontro foi realizado, na tarde desta segunda-feira (1º), no Paço Municipal.

Estavam presentes o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA), Armando José da Costa Domingues; o presidente da Associação dos Advogados Públicos de Porto Alegre, Alexandre Dionello; a conselheira seccional e vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais, Cristiane da Costa Nery; o coordenador da CONCAD e presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães; o procurador-geral do Município, João Batista Figueira; os ex-presidentes da APMPA, Armando João Perin, Auréa de Camargo e Paulo de Tarso Vernet Not; a procuradora-geral adjunta do Município, Simone Somensi; e a chefe de gabinete da PGM, Clarissa Bohrer.

Na reunião, em nome da advocacia pública, Lamachia entregou ao prefeito a minuta do projeto que cria a Lei Orgânica da Advocacia Pública Municipal junto à Procuradoria-Geral do Município (PGM). Os presentes frisaram que a proposta foi discutida ao longo de um ano, visando atender a um consenso entre as carreiras jurídicas da Prefeitura da Capital, que contempla em seu texto, entre outras coisas, um plano de carreira para os servidores da PGM.

Segundo Domingues, a entrega do projeto, com a chancela da Ordem, adquire importância, já que visa ampliar a competência da PGM. "É uma luta de muitos anos dos advogados do Poder Público de Porto Alegre. É fundamental destacar que é um texto que conta com o consenso de toda a classe", afirmou.

Em sua fala, Arodi ressaltou que a proposta segue os parâmetros constitucionais da Lei Orgânica da Advocacia Pública da União, assim como de outras capitais brasileiras.

Lamachia reafirmou o comprometimento da OAB/RS com todas as carreiras da advocacia pública, pois são fundamentais e indispensáveis para o funcionamento do Poder Público. "A existência da advocacia pública é muito importante na atualidade, especialmente sob o aspecto da moralidade do sistema. A classe é uma garantia de combate à corrupção na gestão pública, ou seja, a voz da sociedade", disse.

Ao receber o projeto, Fortunati destacou a importância de o texto ser respaldado pela Ordem e de ter a unidade das carreiras jurídicas municipais. "O projeto será analisado, considerando a totalidade dos municipários e o interesse público", declarou.

Fonte: OAB/RS